
Sim, você precisa sentir raiva.
Assim como também precisa sentir tristeza, alegria, calma (…)
Quando falamos de emoções, estamos falando de algo que vai além de julgamentos de valores do tipo “bom” ou “ruim”. Sim, podem ter emoções que vamos gostar mais de sentir, porqu nos traz uma sensação boa. Mas as emoções que não gostamos, fazem parte de um todo e além de serem manifestações naturais nossas de ser humano, também indicam vários outros aspectos que podemos prestar mais atenção.
Quanto à raiva, especificamente, estamos falando de algo parecido com um combustível. A raiva traz movimento, traz vontade de mudar, traz energia suficiente pra enfrentar as situações, traz impulso. Entenda que estamos falando unicamente da emoção raiva, que é apenas o sentimento. Os comportamentos que você pode ter a partir disso, como grosseria e violência, são outras coisas e a forma como você manifesta a sua raiva é que precisaria ser analisada.
Cada emoção que sentimos tem uma função e manifestamos essas emoções porque é importante comunicar algo a partir delas, às vezes de forma inconsciente.
Ter uma relação natural com as emoções e ter consciência da forma como nos comunicamos a partir delas são aspectos importantes e necessários para o desenvolvimento de uma boa saúde emocional.
A terapia pode te ajudar a desenvolver ferramentas úteis lidar com a dificuldade de entender suas emoções.
Agende uma sessão comigo e tire suas dúvidas.
Momento lúdico: indicação do filme “Divertidamente”, que ilustra a importância de todos os nossos sentimentos.
Nayara Costa do Nascimento
Psicóloga – CRP 01/20216