Meu nome é Nayara Nascimento, sou psicóloga formada pelo Centro Universitário IESB. Desde a minha graduação, atuo como psicóloga clínica para adolescentes e adultos.
Trabalho com a modalidade online, com videochamadas realizadas pelo Zoom, ou presencialmente, na Asa Norte (Brasília).
Tenho afinidade com a abordagem psicanalítica e atuo seguindo a teoria do psicanalista inglês Donald Winnicott. Fiz uma formação com duração de dois anos para estudar sobre os pensamentos desse autor, promovida pelo Espaço Winnicott Brasília.
Apresentei dois trabalhos elaborador por mim em Encontros Sobre o Pensamento de Winnicott (um nacional, outro local).
Possuo cursos de Intervenção em Crise Suicida, Racismo e Psicanálise, Manejo Clínico, Arte e Psicanálise, Clínica com Adolescentes, entre outros.

Minha clínica se baseia numa ética do cuidado e do acolhimento. O setting terapêutico é um lugar onde o paciente pode se deparar com o seu eu real, e construir-se enquanto pessoa a partir desse olhar. Os conteúdos podem vir a ser intensos, mas sempre são trazidos de acordo com aquilo que o paciente diz, e o seu tempo é respeitado. Se você não estiver preparado para determinado assunto, não iremos falar sobre ele até que você esteja pronto.
Um processo psicoterapêutico, muitas vezes, pode ser muito dolorido. É muito difícil olhar para nós mesmos e nos depararmos com todo o real que existe ali. O real abrange o que gostamos e o que não gostamos. Mas precisamos enxergar tudo se quisermos transformação e sermos pessoas mais ativas.
Costumo dizer que a dor da terapia é parecida com a dor de fazer uma atividade física. No início dói muito, é desconfortável, queremos desistir. Mas sabemos que aquela dorzinha significa que o músculo está sendo trabalhado, exercitado. Cumpre o propósito. Quando passamos um tempo sem fazer atividade, ou fazemos um treino mais puxado, a dor volta. Mas o músculo é trabalhado de novo. Da mesma forma, é a psicoterapia. As emoções, os afetos e as lembranças estão sendo resgatados, analisados e elaborados com aquela dor. E não se preocupe, eu não vou te forçar a segurar um peso maior do que o que você está pronto para carregar. É gradativo, e além de tudo, é um processo.
Se você se sente preparado para esse encontro consigo mesmo, entre em contato e agende sua sessão!